Revista AG


Informativa e prazerosa de ler, a Revista AG leva ao pecuarista conteúdo técnico de qualidade, para ser aplicado no dia a dia da fazenda.

A Voz do Criador
 

Mais vale um gado gordo vacinado do que dois à sorte

Jackson Qualhada é um pecuarista sempre atento à alimentação do rebanho. Cuida do capim, fornece volumoso na seca, garante o abastecimento de água na quantidade certa e até investe na genética do plantel, olhando, ainda meio sem entender o que significa aquele negócio chamado DEP. Só sabe que tem de ser positiva.

Dando uma volta pelo pasto, Jackson Qualhada deparou-se com um animal que chamou sua atenção. O bicho estava apático. Ao chegar próximo do animal, ele tentou fugir, mas estava manco. Ao encostar a mão no dorso, notou que estava quente, indicando estado febril. Estranhou, pois o mesmo boi tinha se ferido em uma cerca com ponta à mostra no dia anterior.

Desesperado, chamou um médico-veterinário. O animal morreu 36 horas depois, e outros já apresentavam os mesmos sintomas. O veterinário deu o diagnóstico, após exames laboratóriais: era carbúnculo sintomático. A doença é causada por uma bactéria chamada Clostridium chauvoei. É contraída por ingestão de alimentos contaminados ou cortes na pele, provavelmente por aquele ferimento. O médico também informou ser uma doença endêmica em todo o Brasil .

Jackson Qualhada gastou uma boa grana durante toda a vida daquele animal, todavia, esqueceu-se de um ponto crucial na criação de bovinos: a vacinação. Para não cair na mesma armadilha que nosso fictício Jackson Qualhada, não deixe de conferir o especial que a Revista AG preparou pra você. A publicação também traz entrevista com Ricardo Pinto, presidente do Sindan, cuja alçada é justamente a saúde animal.

Não deixe de conferir também outras matérias interessantes, como sucessão, as perspectivas para pecuária segundo um Encontro de Analistas, as vantagens do uso do pré-secado na alimentação de bovinos, o porquê do confinamento nas águas ser vantajoso, lembretes sobre como é elementar garantir a qualidade do leite, a novidade do primeiro sumário de reprodutores para caprinos e os números mais recentes da Pesquisa Pecuária Municipal mostrando a estabilidade do rebanho brasileiro, além dos planos da ABCT para a raça Tabapuã em 2015 e o quão importante é o exame andrológico para garantir a fertilidade dos touros.

Boa leitura e um ótimo 2015!

AG - A Revista do Criador

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822