Revista AG


Informativa e prazerosa de ler, a Revista AG leva ao pecuarista conteúdo técnico de qualidade, para ser aplicado no dia a dia da fazenda.

Editorial
  

Intenção de confinamento

Os últimos anos marcaram mudanças relevantes no mercado pecuário, que inicia um processo de profissionalização e busca otimizar a produção de arrobas por hectare. Inevitavelmente, o impacto recai sobre tudo o que envolve a atividade. Um bom exemplo são os relatórios de gestão. Ano a ano, todos os pecuaristas, sejam eles invernistas ou confinadores, anseiam pelos comunicados de intenção de confinamento.

A Assocon projeta um crescimento de 7,65% sobre as 4.160.000 cabeças confinadas em 2014. O consultor Maurício Palma Nogueira vai além e espera 5.000.000, com base nos dados do Rally da Pecuária. Nosso entrevistado do mês, Bruno Andrade, gerente-executivo da entidade prevê que esse número dobre nos próximos dez anos. Por esse motivo, não deixe de conferir o “Especial Confinamento” que preparamos para você que é confinador ou pretende ingressar no sistema.

Aproveite e desfrute de “Feno & Silagem”, pois é de onde provém o alimento que será servido no cocho. Saiba que, o quanto antes colher, picar, transportar, descarregar, compactar e vedar o silo, mais eficiente o processo será e maior qualidade a silagem terá. O resultado de tanto investimento pode ser visto em “Eficiência Reprodutiva”, na qual a alimentação acima citada terá papel determinante na formação do “Boi 7-7-7”, conceito criado pela Apta. São 7@ na desmama, 7@ na recria e 7@ na engorda, com o abate de um animal de 21@ aos 24 meses de idade.

Entretanto, tanta produtividade depende de muitos fatores, entre os quais se destaca a adaptabilidade do animal às condições tropicais. Para quem deseja se aprofundar nessa questão, sugiro folhear nossa “Escolha do Leitor”. Inclusive, esse boi com as qualidades mencionadas até o presente parágrafo deverá ganhar em pouco tempo um novo e importante aliado para carimbar seu passaporte rumo às exportações de carne bovina. Saiu do papel a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), a nova cartada do Mapa para garantir a origem da carne brasileira. Veja todos os detalhes em “Rastreabilidade”.

Não deixe de conferir ainda “Sanidade”, com alerta sobre a infestação da mosca-dos-estábulos; o balanço do encontro realizado pela Sociedade Rural Brasileira para discutir o Cadastro Ambiental Rural, em prol do “Meio Ambiente”; o uso das raças zebuínas na produção de “Leite” e as ações dos ovinocultores no Paraná, em “Caprinovinocultura”.

Boa leitura!

AG - A Revista do Criador

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822