Revista AG


Informativa e prazerosa de ler, a Revista AG leva ao pecuarista conteúdo técnico de qualidade, para ser aplicado no dia a dia da fazenda.

A Voz do Criador
 

Máquinas da Produtividade

Procurando uma forma de equilibrar as finanças da propriedade e ao mesmo tempo preparar-se para os reflexos da crise hídrica que assola o Brasil, o destemido fazendeiro Jackson Qualhada procura soluções que caibam no bolso. Jackson pensa em fazer silagem na própria fazenda, mas teme o quanto pode custar o maquinário. Bom, Jackson, realmente é possível fazer mais gastando um pouco menos do que o previsto. Algumas vezes é mais vantajoso alugar; outras não. Por onde começar? Tenha atenção no objetivo.

É o tamanho da área a ser ensilada que determina o maquinário necessário. Para 50 ha, um conjunto de trator de 90 a 110 cv mais uma ensiladora com capacidade mínima de 20 ton/hora, acompanhados de uma carreta graneleira transportadora, além de um trator compactador traçado de 75 cv ou superior, com lâmina ou pá articulada, e um trator transportador de 75 cv com carreta graneleira podem ser suficientes. Áreas superiores a 100 ha exigem máquinas autopropelidas, quando se pensa em eficiência produtiva. Se o leitor compartilha das angústias de Jackson Qualhada não deixe de acompanhar o Especial que a Revista AG preparou para você.

A edição traz ainda entrevista com José Roberto Pires Weber, presidente da Associação Brasileira de Angus; uma matéria curta e elucidativa sobre o Cadastro Ambiental Rural, na qual o produtor terá pistas de como se beneficiar dele. O prazo está terminando! Na “Escolha do Leitor”, destaque para a fisiologia reprodutiva de fêmeas taurinas e zebuínas, material que pode ajudar na exploração da eficiência reprodutiva em ambas as subespécies. Em “Caprinovinocultura”, o destaque é para o impacto das mudanças climáticas sobre o mercado dos pequenos ruminantes; e “Leite” alerta para os cuidados nutricionais com as vacas de alta produção. “O Confinador” mostra como começar o planejamento anual.

Fique esperto, Jackson Qualhada, faz 18 anos que você lê a Revista AG, por isso, acompanhe uma breve retrospectiva dessa linda história. E quem ganha o presente é você, assim como os demais leitores. Com honras, informamos que o respeitado zootecnista, consultor, doutor em Ciência Animal e juiz de pista de raças taurinas e zebuínas, William Koury Filho, a partir desta edição especialíssima, integra nosso time de colunistas. Seja bem-vindo, William!

Boa leitura!

AG - A Revista do Criador

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822