Revista AG


Informativa e prazerosa de ler, a Revista AG leva ao pecuarista conteúdo técnico de qualidade, para ser aplicado no dia a dia da fazenda.

A Voz do Criador
 

Nota 200

Com 19 anos de história que de tão bons pareceram 18 meses. Nesse período, a pecuária mudou e a Revista AG registrou cada detalhe. A começar pela própria publicação, antes um encarte da Revista A Granja, outro título famoso aqui da Editora Centaurus. Impressiona que no ano de 1997, quando nasceu a edição número 1, o cruzamento industrial enfrentava total descrédito.

Por ironia, a técnica, sucesso mundial, não decolava no Brasil. Um pouco em virtude do desconhecimento zootécnico dos pecuaristas em relação ao manejo e à escolha da genética dos touros europeus e outro tanto por oportunismo, tentando-se empurrar ao frigorífico uma enxurrada de cruzados de raças especializadas em leite. À época, o rebanho bovino nacional pouco passava dos 154 milhões de cabeças e a Associação Brasileira de Inseminação Artificial comemorava a venda de 3,4 milhões de doses de sêmen.

Cinco anos depois, na edição 50, pasmem, discutia-se a observação de cio na inseminação artificial e ai de quem comesse bola. Hoje, nós temos a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), que, aliás, é a matéria principal desta edição 200, fator que com um único tiro viabilizou o ressurgimento do cruzamento industrial e mais que quadruplicou o comércio de sêmen. O especial de raças que você tem em mãos neste exato momento, com o Hereford e Braford em destaque, também é um bom parâmetro da evolução registrada. Na edição 50, elas apenas vislumbravam o Centro-Oeste. Hoje, a Carne Pampa é vendida por lá.

E assim como decidido na “Escolha do Leitor” da edição 200, uma das matérias da edição 100 destacava o manejo pré-parto, relembrando que a pecuária é sazonal e cíclica. Outra marca desta edição centenária é a chegada das colunas que fazem o sucesso da pecuária de pasto. Estreavam “Do Pasto ao Prato” e “Mercado”. Atualmente, na 200, existem as duas mais “Sala de Ordenha”, “Na Varanda”, “Caindo na Braquiária”, “Brasil de A a Z” e “Sobrevoando” - todas assinadas por empresas e profissionais gabaritados -, além de outras tantas seções de fundamental importância à percepção do mercado.

Então, para coroar um momento tão especial, separamos para você uma “Entrevista do mês” exclusiva com o novo presidente da ABCZ, Arnaldo Borges, eleito em meio à mais polêmica eleição da entidade. “Cruzamento Industrial” mostra o quanto é importante o critério na reposição da base zebu. “O Confinador” traz resultados no uso de óleos funcionais na alimentação de gado de corte, “Leite” destaca os benefícios gerados pelo capim-sudão no RS e “Caprinovinocultura”, os cuidados com os borregos recém-nascidos.

Isso e muito mais aqui na AG. Para um leitor nota 200, uma revista nota 200.

Boa leitura!

AG - A Revista do Criador

• SP: Av. Angélica, 1761 - 14° andar - conjunto 143 - São Paulo/SP - CEP 01227-200 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822