Revista AG


Informativa e prazerosa de ler, a Revista AG leva ao pecuarista conteúdo técnico de qualidade, para ser aplicado no dia a dia da fazenda.

A Voz do Criador
 

Lugar de sal branco é na cozinha

Tão sabido quanto o boi se alimentar de capim é o fato de que o mesmo capim não oferece toda a gama de minerais que o animal precisa para ganhar peso, render carcaça, ser abatido mais cedo e apresentar melhor qualidade de carne. Engana-se também quem pensa que encher o cocho de sal branco vá resolver o déficit nutricional do rebanho. O máximo que vai conseguir é deixar o gado mais pesado, mas em virtude das boas pedras no rim que ele vai ganhar.

Cerca de 50% do rebanho nacional já é mineralizado, segundo dados divulgados pela Asbram. O problema é que a grande maioria ainda recebe subdosagem. Saiba que promovendo a suplementação mineral corretamente o bovino pode aumentar sua produtividade em 30%, quando comparado com o animal que só come pasto e sal branco. Para saber como turbinar a produtividade do rebanho, não deixe de conferir o “Especial Suplementação Mineral” que a Revista AG preparou pra você!

Boi que se alimenta de sal mineral e capim é sustentável e esse é exatamente o tema da nossa “Entrevista do mês”, na qual ouvimos Eduardo Brito, presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável. Segundo ele, a pecuária brasileira é sustentável, comparada a nossos concorrentes, mas passível de muitas melhorias. Ele também ataca os critérios que vêm sendo utilizados para culpar o boi do efeito estufa no planeta. Não perca! Aliás, o clima também está em destaque no editorial, mas com foco na falta de discussão entre as lideranças do agro para tratar o tema.

Nesta edição, o leitor se deleitará também sobre outros conteúdos técnicos, como “Sanidade”, que mais uma vez chama atenção às temidas clostridioses; bem como “Raças” mostra a força do Brahman, presente em 70 países; e “Leite” discorre sobre as doenças metabólicas nos rebanhos de alta produção. Os pequenos ruminantes também integram o compilado e a dica do mês é o uso de subprodutos na alimentação. Destaque também para a segunda parte da análise da seleção genética do Nelore na coluna Brasil de A a Z. Aproveitando, nesta edição estreiamos “Na Varanda”, onde Francisco Vila se incumbiu da missão de “prever” o futuro. Isso e muito mais nesta riquíssima edição de AG – A Revista do Criador.

Boa leitura!AG - A Revista do Criador

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822