Revista AG


Informativa e prazerosa de ler, a Revista AG leva ao pecuarista conteúdo técnico de qualidade, para ser aplicado no dia a dia da fazenda.

A Voz do Criador
 

Exagero nunca mais

Se existe uma herança ainda arraigada na cultura da pecuária, essa seria a do exagero. Currais majestosos eram um verdadeiro troféu do pecuarista que imaginava sempre estruturas colossais. O problema é que, no passado, não se avaliava a funcionalidade da estrutura, que nestes tempos modernos são tão essenciais.

Com o material daquele curral enorme constroem-se outros três ou quatro em locais estratégicos da propriedade, reduzindo-se o tempo de manejo do rebanho pela metade. Dificilmente mais de 500 animais podem ser manejados em uma vacinação de aftosa, por exemplo. A dica seria construir piquetes de espera ao redor dos currais.

Gostou? Então, veja mais dicas como essas que a Revista AG preparou para você no “Especial Instalações Rurais”. Acompanhe também nossa “Entrevista do mês”, com José Bento Sterman Ferraz, o bate-papo está imperdível e falamos apenas sobre genética. Falando nisso, confira também a “Raça do mês”, que apresenta o Novo Caracu, uma nova proposta oriunda de 35 anos de melhoramento genético; e “Leite”, que mostra como a fertilização in vitro pode impulsionar a qualidade do rebanho.

Inclusive, independentemente da raça, existe uma proposta para o uso seguro de touros jovens. Veja em “Genética”, que, por sua vez, é o principal “Insumo” multiplicador da pecuária. Na outra ponta da cadeia produtiva, a nutrição, são apresentados os impactos da irrigação por gotejamento na produção de “Feno & Silagem”; a “Irrigação” convencional na produção de novilhos de corte; um novo híbrido de capim-elefante da Embrapa, em “Pastagem”; e uma nova fonte de minerais para elaboração de suplementos, em “Nutrição”. Tudo necessário para chegarmos ao ponto ideal de abate dos bovinos, tema de “O Confinador”.

Alimentos cujos preços brigam cabeça-a-cabeça com o preço da arroba de boi gordo, como pode ser visto em “Mercado”. O terceiro pilar da produção animal, a “Sanidade”, é representada nesta edição pelos estudos da Apta para aferir a eficácia do alecrim-pimenta no controle de carrapatos; e “Escolha do Leitor”, onde serão vistos os cuidados com os bezerros recém-nascidos. Por fim, destaque para a controversa opinião de Fernando Penteado Cardoso sobre a produção agrossilvipastoril, em “Integração”, sistema também presente em “Caprinovinocultura”.

Boa Leitura!

AG - A Revista do Criador

• SP: Av. Angélica, 1761 - 14° andar - conjunto 143 - São Paulo/SP - CEP 01227-200 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822