Revista AG


Informativa e prazerosa de ler, a Revista AG leva ao pecuarista conteúdo técnico de qualidade, para ser aplicado no dia a dia da fazenda.

A Voz do Criador
 

Novos horizontes

Cem mil toneladas de carne é um número que soa bem isoladamente. Já no contexto de uma exportação, talvez não pareça muita coisa. Mas neste caso é! É porque é o volume de carne in natura que o Brasil exportará aos Estados Unidos. Um negócio do qual muita expectativa vem sendo depositada. Tudo por conta, não do volume, e sim da oportunidade. A oportunidade de finalmente servir carne tupiniquim aos paladares mais exigentes do mundo. Os EUA são a “cartilha” utilizada por “ótimos pagadores” de cortes bovinos. Todos os detalhes estão em “Mercado Externo” e também em “Raças & Eventos”, onde o Especial Angus mostra como e onde o taurino e a pecuária brasileira irão ganhar.

Que seja feita a luz, principalmente em um momento cuja crise mundial não colabora tanto para uma nova escalada das exportações. Lembrando também que sempre existe o outro lado da moeda. Apesar da grande euforia com a grande chance, Pedro Eduardo de Felício, professor da Unicamp e prestigiado especialista em qualidade de carne bovina, não compra essa ideia. Saiba o porquê em nossa “Entrevista do mês”. Outras novidades boas serão vistas aqui nas páginas desta AG que circula durante a Expointer. Um bom exemplo é “Feno & Silagem”, a qual compara a densidade dos milharais com a qualidade da silagem, algo ainda inédito por aqui.

 

No “Rally da Pecuária”, será possível ver quanto a pecuária melhorou na virada de 2014 para 2015. “Manejo”, sem querer fazer às vezes do advogado do diabo, relembra que o curral não é o vilão da fazenda. O problema, como em 90% dos casos, é a falta de planejamento na construção. Confira! Em “Escolha do Leitor”, saiba como aproveitar o máximo da heterose com o retrocruzamento, a famigerada solução que se esperava para a F1 Angus x Nelore. “Clima” desmente o IPCC mundial quanto à emissão de gases de efeito estufa pelos bovinos. Já em “O Confinador”, o destaque é para a gestão. Sabia que um formulário simples é capaz de padronizar os procedimentos do confinamento?

Por fim, “Leite” dá dicas de como é fácil produzir segundo as exigências da IN 62, obtendo-se a qualidade desejada; e “Caprinovinocultura” chama a atenção para a importância de se atentar à estrutura da propriedade. Ah, e não se esqueça: nesta edição está a Carta Resposta para votação na sétima edição do Touro de Ouro. Você escolhe as principais empresas do setor pecuário em 2015. Destaque também para os colunistas que fazem o sucesso da pecuária brasileira.

Boa leitura!

AG - A Revista do Criador

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822