Revista A Granja


Tradicional e atual aos 69 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Vitrine
 

CAUTELA E PLANEJAMENTO NÃO FAZEM MAL À NENHUMA SAFRA

A safra de verão 2014/15 já é uma realidade. Ainda que nenhuma plantadeira tenha deixado a garagem, o produtor não pensa mais em nada que não seja em milho, soja, algodão ou arroz. Essas culturas, em algumas semanas, vão tornar o horizonte um tapete esverdeado. O produtor se jogará ao plantio cheio de expectativas, com certeza, e o Brasil tem chances generosas para colher a sua maior safra de grãos em todos os tempos. Mas daqui a alguns meses, somando daqui e descontando de lá, a safra vai, afinal, dar-lhe lucro? A jornalista Denise Saueressig conversou com alguns especialistas em mercado e as considerações estão na nossa tradicional reportagem de capa de todas as edições de agosto, a que busca antecipar o que será a safra de verão vindoura. Confira as projeções, mas, em síntese, saiba o seguinte: os tempos são de cautela, planejamento e olhar atento aos custos – ou pode chamar de gerenciamento de risco.

Independentemente dos humores do mercado, cabe ao produtor entrar em campo literalmente para fazer uma safra de excelência. Para tanto, nossa contribuição está nas próximas páginas com reportagens e artigos técnicos de experts sobre temas que, de uma maneira ou outra, estarão em pauta na safra de verão ou nas estações seguintes.

Não se sabe ao certo se a cultura cultivada vai dar lucro, mas é certo que ela será atacada por pragas e doenças. Por isso, publicamos dois artigos esclarecedores no espaço Fitossanidade em Destaque, um sobre o fundamental monitoramento de pragas e outro sobre uma ameaça cada vez mais significativa às lavouras de soja, a lagarta-falsa-medideira.

Além disso, em O Segredo de Quem Faz, expomos as ideias do presidente institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho, Sérgio Bortolozzo, que relevou o plano da instituição, segundo ele executável, de ampliar a produção brasileira do cereal de 80 milhões para 150 milhões de toneladas.

Porém, a edição, bem robusta, como você já deve ter notado, tem muito, mas muito mais.

Boa leitura! Excelente safra!

A Granja

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822