Revista A Granja


Tradicional e atual aos 71 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Vitrine
 

AS BOAS NOVAS CHEGAM COM A PRIMAVERA

Anossa edição de agosto há muitos anos tem sua reportagem de capa dedicada à safra de verão. Ou melhor, às perspectivas das lavouras de soja, milho, arroz e algodão, cultivos que, em algumas semanas, começam a tomar forma em todo o Brasil. Logo, logo as plantadeiras começam a espalhar sementes por uma superfície de quase 58 milhões de hectares, e aí o produtor entra na torcida pelo desenvolvimento de sua plantação, sem tirar os olhos das nuvens e também das telas que reproduzem os movimentos da Bolsa de Chicago.

Mas, afinal, o produtor vai ser campeão ao final desta competição, um título mais que merecido depois de uma temporada em que o clima – leia-se El Niño – foi um mau árbitro em algumas regiões? “O mercado, com os bons preços internos e a forte demanda internacional, é o grande estímulo agora”, avalia Alysson Paolinelly, ex-ministro da Agricultura e também nosso colunista mensal, um dos entrevistados da jornalista Denise Saueressig, que ouviu outros especialistas. Quer saber o que eles disseram? Em síntese, a safra de verão 2016/17 está com uma cara bem simpática para o produtor.

E muito “simpática” ficará a sua lavoura se você levar à prática as orientações de outros especialistas ouvidos por nós para esta edição. São os autores de artigos cujos ensinamentos, se colocados em prática, vão fazer sua lavoura encher você de orgulho. Como um texto sobre as táticas para deixar um solo apto a gerar altas rentabilidades de soja, trabalho de pesquisadores da Embrapa Soja. Também da Embrapa, da unidade do Tocantins, em parceria com uma universidade local, o relato de um bem sucedido experimento de integração lavoura- pecuária.

E por falar em orgulho, em O Segredo de Quem Faz, o depoimento de alguém que colheu mais de 120 sacas de soja por hectare. Sim, foi uma lavoura diferenciada de 12 hectares, preparada para o concurso Desafio Máximo de Produtividade, mas o produtor João Carlos da Cruz nos deixa muitas lições: “O processo produtivo é um processo lento. Não existe uma receita que possa ser falada, implantada e todos vão produzir bastante”, adverte ele.

Mas, por ora, assim como você, produtor, estamos na torcida que produza bastante nesta safra que começa com a primavera. O Brasil agradece!

Boa leitura! Boa safra!

A Granja

• SP: Av. Angélica, 1761 - 14° andar - conjunto 143 - São Paulo/SP - CEP 01227-200 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822