Revista A Granja


Tradicional e atual aos 71 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Vitrine
 

PRODUZIR (BASTANTE) É MELHOR QUE SONHAR

Amúsica “Como os nossos pais”, eternizada na voz da gaúcha Elis Regina, lembrava que “viver é melhor que sonhar”. Assim como na vida, no campo o produtor também tem muito sonhos, nesse caso, em relação ao seu negócio e à sua lavoura. Obter uma produtividade próxima ou até superior a 100 sacas de soja por hectare certamente é um sonho de dez entre uma dezena de produtores.

Mas para alguns, ainda que em lavouras excepcionais, produzir mais de 6 mil quilos da oleaginosa é uma realidade – inclusive premiada. Eles são os primeiros colocados do Desafio Nacional de Máxima Produtividade, concurso promovido há oito safras pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). E os campeões regionais e o campeão nacional foram ouvidos para a reportagem de capa desta edição, assim como seus consultores, para que revelassem por que foram tão exitosos no que se propuseram a fazer. Afinal, a média dos cinco campeões regionais superou as 105 sacas/hectare. Um dos objetivos do concurso, lembra na reportagem o presidente do Cesb, Nery Ribas, é “provocar o produtor de soja brasileiro, dizer que é possível ter essa alta produtividade no País”.

O que já é uma realidade da agropecuária brasileira, mas ainda distante da maioria dos produtores, são os drones – os Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants). Oportunizar essa tecnologia de múltiplas aplicações a mais produtores é o grande desafio, apurou outra reportagem desta edição. Há drones que custam apenas R$ 3 mil; mas há outros de R$ 500 mil.

O que não tem preço é uma aplicação bem feita de defensivos, visto o custo desses produtos e a importância do controle bem sucedido de pragas, doenças e daninhas. Esse assunto, mais especificamente a tecnologia precisa da telemetria nos pulverizadores, é assunto de artigo na seção Fitossanidade em Destaque.

E a edição tem muito mais. Como a entrevista do engenheiro agrônomo Alfonso Sleutjes, presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), que fala do plantio direto e da 15ª edição do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, que ocorre neste mês, em Goiânia.

Boa leitura! Boas produtividades dos sonhos!

 

 

A Granja

• SP: Av. Angélica, 1761 - 14° andar - conjunto 143 - São Paulo/SP - CEP 01227-200 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822