Revista A Granja


Tradicional e atual aos 71 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Vitrine
 

A SEMENTE certa ou o fracasso da lavoura

Não são necessários muitos argumentos para explicar que o que começa errado tende mesmo a não terminar bem. Em algumas circunstâncias, sim, no meio do caminho uma mudada na execução ou até um lance de sorte até endireita a situação. Pois na agricultura um ajuste providencial é o caso de um aspecto em particular: o uso da semente. Se a arrancada for equivocada em relação a esse insumo, em nenhum momento no decorrer do desenvolvimento da plantação será possível consertar o erro inicial.

Não adiantará despejar fertilizantes turbinados de nutrientes, aplicar o defensivo mais eficiente, usar a máquina com mais tecnologia embarcada. Semente errada é safra fracassada. Esse é coração da nossa reportagem de capa desta edição: o uso da semente certa, aquela certificada, gerada de maneira idônea, condicionada com cuidados e muito, mas muito mais. Buscamos junto aos nossos entrevistados, experts no mundo especializado das sementes, traçar o perfil da semente perfeita – a que você deve usar em sua lavoura sempre. Às vésperas da safra de verão 2016/17, é bom prestar atenção nesse assunto.

E se conduzir uma lavoura – ou o negócio – com perfeição é sua meta, então atenção às demais abordagens da edição. Um artigo de especialistas da Universidade Federal de Santa Maria/ RS aborda o preparo do solo: onde, como e em que situações e máquinas e equipamentos o solo deve ser mexido. Ainda no aspecto técnico, um amplo artigo destaca a importância da capacitação de quem vai operar o pulverizador para a precisa, eficiente e racional aplicação de defensivos. Sim, não adianta uma máquina de centenas de milhares de reais se quem regular os bicos não entender muito do assunto.

Mas também as abordagens econômicas, como o uso do barter para facilitar a aquisição de insumos para a safra 2016/17. E o que esperar da soja em tempos de cotações históricas e também altos custos, texto da Esalq/USP.

Boa leitura!

A Granja

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822