Revista A Granja


Tradicional e atual aos 71 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Vitrine
 

UMA HERANÇA PRECIOSA RECEBIDA DOS FILHOS

"A soja asfixia a Amazônia”... “É um dos mais ferozes inimigos da floresta”. Com essas e outras definições o jornal francês Le Monde ilustrou o desastre da soja brasileira cultivada na Floresta Amazônica, em reportagem de 2007. Esse é um exemplo de manifestação da imprensa internacional sobre a agricultura brasileira. Um amplo trabalho provou à época que a soja em área desmatada ilegalmente na Amazônia representava menos de 1% de apenas um décimo da soja produzida em solos brasileiros no Bioma Amazônico.

O discurso do Le Monde é exemplo da imagem, por vezes, da agricultura brasileira no exterior – e por aqui também, nos meios urbanos. Mas não, não é bem assim. A nossa agricultura é conservacionista em sua essência, até porque a legislação ambiental para a agricultura brasileira é bem exigente. Mais dura que em qualquer outra agricultura – concorrente – do planeta. Até porque, sabem nossos produtores, cuidar bem da terra da qual se tira o sustento é entregá-la produtiva aos filhos. Uma obrigação. Ou como diz um provérbio indiano... “Não herdamos a terra de nossos ancestrais. Nós a pedimos emprestada de nossos filhos”. E é tudo isso que mostramos na nossa reportagem de capa.

Se o assunto é preservação, nesse caso da rentabilidade de sua safra, não deixe de dar atenção ao que diz Antonio da Luz, economista da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, em entrevista à seção O Segredo de Quem Faz. “A lucratividade de uma safra não inicia quando se vende bem, mas quando se compra bem”, é uma das suas orientações.

E a edição que circula em um momento em que a economia-política do País está de chorar veicula reportagens sobre três feiras agrícolas, duas de maior êxito, a Expodireto Cotrijal, em Não- Me-Toque/RS, e Expoagro Afubra, em Rio Pardo/RS, ambas realizadas no mês passado, e outra cheia de expectativas positivas, a Agrishow, no final deste mês, em Ribeirão Prato/SP. Os três eventos mostram a pujança do agronegócio brasileiro.

E tem mais, muito mais, sobre os mais diversos temas de extrema relevância para quem vive no campo. Para quem pensa em repassar ao herdeiro um negócio próspero!

Boa leitura!

A Granja

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822